Como a arte circense se conecta com a escola

Arte é a capacidade humana de se colocar uma idéia em prática, de expressar um sentimento ou de transmitir uma sensação, um estado de espírito. A arte é a capacidade criadora do sentimento do ser humano. 

Arte é a capacidade humana de se colocar uma idéia em prática, de expressar um sentimento ou de transmitir uma sensação, um estado de espírito. A arte é a capacidade criadora do sentimento do ser humano. 
A inserção do circo na escola baseia-se nesse espírito, de permitir que o aluno se conheça mais, que se expresse melhor, que crie e pense, que se sensibilize e saiba se conectar ao grupo ou ao ambiente em que vive.

O papel da técnica, idéia e expressão artística do circo

Para Donald Lehn, um experiente e teórico da nossa área, a técnica do circo serve para desenvolver a saúde do corpo e da mente. Para se desenvolver na técnica, sua mente e seu corpo precisam estar em forma.

No circo tudo parte de uma idéia e quando não existe o aluno é desafiado a criá-la. Pode ser real ou fantasiosa, nesse momento cuidamos da atiçar sua curiosidade, provocar a inquietude ou buscar inspiração e referências. E é dessa forma que, diante da tarefa de desempenhar a idéia, a criança é submetida aos questionamentos de como fazer, quais as formas de se executar e por fim, questionar-se por que está se fazendo, que sentimentos queremos transmitir?

circo fazendo criança criar

Desperte a curiosidade 

A hora do circo é uma pausa para viver o mundo sobre outra ótica

Através do contato com circo a criança assume um papel de controle e de criação, aprende a se comunicar e interagir de forma mais complexa com o mundo, às vezes  expressando os sentimentos mais importantes.

Por sorte, tudo isso é feito com liberdade. O circo é uma espécie de transgressor do processo tradicional da educação. O circo tira a criança da sala de aula e vai para um novo espaço, às vezes ao ar livre, abrindo uma brecha na sequencia de afazeres que a escola naturalmente se ocupa de propor. É um pausa para conquista do mundo…o seu mundo!

Novamente inspirado no pensamento de Donald Lehn, no circo não existe uma partitura só, para executar arte circense não se segue uma fórmula ou um caminho único. Cada um deve escrever seus próprios poemas. É como na poesia, antes de escrevê-la aprende-se a linguagem e o vocabulário.

OUTROS TEXTOS DO BLOG DO CAMISA

Palhaços Sustentáveis

Palhaços Sustentáveis – Apresentação do Camisa de Circo para o Bloco Chucrute No carnaval de 2019 fomos convidados para participar do bloco Chucrute Zaidan, bloco de

Leia »