Conteúdo e estratégias do Camisa

Como construir valor para escola com as aulas de circo?

Aulas e atividades com propósitos claros com contornos bem definidos

Grande oferta de conteúdo adaptativo

O conteúdo das aulas depende do perfil e idade de cada turma. Se forem adolescentes daremos opção a cada aluno de um conteúdo com aulas de iniciação em circo, oferecendo lira, trapézio, corda, tecido e acrobacias, além de competições de quadra e lazer. Se forem de crianças menores o camisa tem um repertório enorme de circo com brincadeiras e exercícios, usando bambolês, mini trampolim, tecido, rampa de colchões, trapézio, bola de equilíbrio, corda acrobacias, aéreos, trepa trepa, escalada de colchões, músicas e muito mais.

Respeito às estratégias da escola e a individualidade do aluno

Acreditamos que as aulas de circo devem ser debatidas e planejadas com a coordenação da escola. Esse canal é útil para que o professor de circo conheça os alunos de cada turma. É importante que a aula de circo respeite o perfil, a personalidade, a condição de saúde ou o momento de cada aluno. Quanto a alunos portadores de necessidades especiais a nossa visão é de inclusão completa, respeitando naturalmente os caminhos terapêuticos que possam existir em determinado caso.

Responsabilidade e segurança

Por sermos atletas de circo há muitos anos sabemos o grau de dificuldade e impacto de cada exercício de circo. Um requisito mínimo que também convencionamos como um standard de segurança é que um professor da nossa trupe nunca está sozinho em nossas aulas, temos sempre pelo menos 2 professores por turma.

Suporte da música e da dança

Os instrumentos musicais estão presentes em vários momentos das aulas de circo. Como a trupe tem formação em música e dança isso faz parte do nosso DNA. A música é um dos recursos mais estratégicos seja colaborando num plano de aula ou reforçando conteúdos artísticos em momento do curso.

NOSSAS CRENÇAS

Essência circense

Criança gosta de inventar mundos de fantasia, de contos de fadas, dos personagens, princesas e super-heróis, gosta de voar, ter super poderes. Criança gosta de ser criança e gosta de brincar. É dessa forma que o Camisa de Circo procura desenvolver suas aulas, pois o circo é esse lugar lúdico, que encanta a todos e onde existe brincadeira. 

“Brincar é uma atividade que provoca um estalo lúdico da mente. Aprendizagem por meio do brincar é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades e atividades nesse estado lúdico. É a maneira mais surpreendente e criativa de aprendizagem” Diego Adami | The Lego Foundation.

O lúdico no centro das coisas

O camisa de circo acredita que antes de aplicar a técnica é preciso brincar de circo. É nesse brincar de circo que a criança vivenciará entre outras descobertas e sensações, a sua liberdade e criatividade assim como desenvolver sua expressão corporal e musical.

Exemplos úteis e corriqueiros 

Uma simples “brincadeira do morto-vivo” pode ser utilizada como forma de se fazer um aquecimento. Nela é possível estimular a atenção, coordenação motora, agilidade, condicionamento físico, concentração e expressão corporal.

Um outro exemplo, quando colocamos as crianças para fazer um pequeno circuito com obstáculos ou “brincar de amarelinha”, aprende-se como pular, abrir e fechar as pernas….sem querer a criança se exercita ao mesmo tempo em que está brincando.

Esses são exemplos de como abordamos situações corriqueiras, que sem o olhar adequado ou conhecimento, pode ficar desapercebido.

Em nossas aulas também utilizamos instrumentos musicais. Fazemos da música uma ferramenta de interação e quebra de rigidez, a finalidade é permitir que criança saia da sala de aula tradicional e “desembarque” num espaço novo, aonde ela está livre para se expressar, dançar e cantar.

Quando fazemos rodas de canto é emocionante ver que a timidez de algumas crianças vai ficando de lado ao perceberem que todos estão cantando juntos.

Os instrumentos são também usados para guiar atividades de aquecimento e para que também conheçam outras formas de arte. Há muitos sons que as crianças desconhecem, dessa forma compreendem que todos os universos estão interligados e se complementam.

A percepção dos sons de cada instrumento é mais um aprendizado dentro do mundo infinito das artes.

Mizael Alves

Whatsapp ou Email?

Respondemos no mesmo dia! 

+(11) 98488 7003
Carolina